domingo, 15 de outubro de 2017

Instintos - série Bem estar de Cavalos Atletas a partir das Práticas Cotidianas


By LiliDivulga – Alisângela

Criamos uma série de post baseado na experiência prática do cuidado com animais,
que falam um pouco dessa necessidade instintiva do animal
com as práticas realizadas em centros de treinamento de cavalos atletas
 e que fazem a diferença nas pistas de competições.
Você poderá acompanhar este conteúdo aqui neste espaço!

#Instintos animais – proteção e bem estar
Todos nós precisamos nos sentir acolhidos e protegidos. Os cavalos, seguindo seu instinto de presas, gostam e precisam saber que estão em lugares onde são protegidos, por pessoas e situações de acolhimento. A presença de outros animais confortam e fazem com que sintam-se mais seguros e tranquilos.

Um haras ou um centro de treinamento (CT) devem oferecer as condições mais próximas possíveis para abrigar a natureza instintiva desses animais.  Todos os aspectos devem ser levados em consideração: a alimentação balanceada, volumosos, água em abundancia, trabalho na medida certa, ócio, limpeza, cuidados com cascos e dentes entre aspectos básicos de bem estar animal. O cavalo atleta tem uma vida diferenciada de um animal de campo, desde a alimentação, a moradia e até mesmo o trabalho são bastante distintos.

No dia-a-dia com o animal podemos aprender muito observando seus instintos e sua postura diante das situações cotidianas. Por exemplo, é fácil perceber alguns costumes: como eles se comportam na hora do trato, o reconhecimento para com as pessoas de seu convívio, passeios e até mesmo na hora do trabalho ou treinamento. Esses momentos criam laços de segurança e bem estar junto ao seu animal que sabem retribuir com amor e carinho. Se você conseguir entender essas manifestações, poderá ter os melhores resultados em seu treinamento sem grandes conflitos.

Ao observar podemos aprender e entender melhor o comportamento de cada um dos animais e assim poder atender a eles da melhor maneira possível. Um exemplo simples é observar a forma que cada um tem de se alimentar, uns comem mais rápidos, outros demoram mais; uns gostam de deitar depois da refeição, outros gostam de descansar na sombra e assim por diante. Sem contar que é delicioso estar em contato com os animais e poder aprender com eles.


Aqui no Centro de Treinamento Rancho Favorito, o treinador Carlos Bonaldo faz questão que todos aprendam a observar o comportamento de cada um dos animais, para que possamos entender e atender suas necessidades da melhor forma possível, interferindo o quanto menos no seu bem estar e momentos de ócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário